Semana Santa Atual
Mais uma Semana Santa passando e a pergunta, muitas vezes não respondida, é feita novamente: O que estamos fazendo com o cristianismo?
O ocidente que teve sua formação e manutenção cultural, espiritual e intelectual dado por um senso religioso, simplesmente voltou-se contra a religião. Confunde-se liberdade religiosa com um relativismo esmagador: tudo é permitido, menos você ser religioso e buscar viver na radicalidade (e não radicalismo) sua fé.
Há muita frouxidão... uma mediocridade por parte daqueles que seguem uma fé, mas a culpa deve ser partilhada com os seus líderes religiosos: dão apenas o básico e o insuficiente para aqueles que deveriam ser saciados da melhor forma possível. Fala-se de tudo, menos o essencial!
Recordo-me, um dia, que o discurso para a assembleia era não poder comer carne na Sexta-Feira Santa, enquanto aquele líder, que falava, já tinha uma bacalhoada esperando por ele: desconhecimento ou hipocrisia?
Não me arrisco julgar ou condenar, mas o fato é que casos semelhantes tiram a credibilidade de uma religião tão bonita e com tanto a contribuir para a humanidade, cada vez mais assolada e massacrada pelo pessimismo e a falta de esperança num futuro melhor...
E como podemos transformar esse cenário caótico?
A resposta é simples, porém, muitas vezes esquecida, até mesmo por esse que escreveu: Ser melhor a cada dia (pode-se usar a palavra conversão). O ser humano é bom! Sua essência é maravilhosa. Como uma flor que precisa desabrochar para mostrar sua beleza, os homens precisam se despertarem, desse sono existencial, e agir conforme sua natureza: amor, refletido em respeito e ajuda. Nada melhor do que se doar por uma causa nobre! Foi justamente o que Jesus Cristo fez e é reconhecido até hoje por isso. Esse é o verdadeiro sentido da SEMANA SANTA: doação por amor!
Ninguém é obrigado a ter uma religião, mas caso você não tenha: respeite aqueles que possuem uma. E VOCÊ que professa um credo: SEJA COERENTE COM O QUE SEGUE!
Comments